data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal
O mestre de obras Paulo Marques Machado, 74 anos, filho de Nice e Antônio Marques Machado, nasceu em Santa Maria. Ele teve nove irmãos: Jussara, Marley, Sirlei, Elizabeth, João, César, Flávio, Gabriel e Carlos.
Paulo foi casado, por 41 anos, com a dona de casa Vera Regina Machado, 66.
Ele teve nove filhos: Ana Cláudia, Paulo Edmilson (falecido), Elisângela, Janaína, Paulo Altair, Luiz Henrique, falecido, Daniel, Ruth e Luana, e 16 netos: William, Vitor, Ana Luísa, Klisman, Cristian, Miguel, Eric, Evelyn, Derick Gabriel, Enzo, Pedro, Ramon, Gael, Leona Maitê, Lara Emanuelly e Artur, e uma bisneta, Emily.
O santa-mariense tinha a pescaria como lazer e paixão. Entre as atividades que ele mais gostava de fazer, estava reunir os filhos e os netos para almoços e jantares, em casa, conforme Vera Regina.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Para ela, ficam inúmeras boas lembranças do companheiro de vida:
- Ele sempre contava, com carinho, que o pai, Antônio, trabalhava no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e, por isso, a família ia para todos os lados, em uma casinha sobre rodas, que todos adoravam.
Entre as histórias de juventude que o idoso sempre trazia à memória, estavam as do avô, que era português e sempre contava causos antigos para os netos.
Vera Regina também tem boas lembranças das excursões que o casal fazia com a igreja evangélica na qual congregavam.
- Ele era um pai cuidadoso e dedicado, que amava e respeitava os filhos. Éramos apaixonados por ele - diz a viúva.
Para o filho Daniel, Paulo era exemplo:
- Sou imensamente grato por ter tido um pai tão amoroso e zeloso. O maior legado que ele deixou foi o amor ao próximo.
Paulo Marques Machado morreu em 13 de março, devido a um câncer no estômago, enquanto estava internado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Ele foi sepultado no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.